Dica: Leites Vegetais

Quando falamos em leite, logo nos vem a mente o tão popular leite de vaca, que é o mais consumido atualmente apesar de seus tantos inconvenientes. Porém, há diversos tipos de "leites" de origem vegetal, os quais são ótimas alternativas aos leites de origem animal para pessoas que não podem ou não querem ingerir bebidas lácteas.

Os leites vegetais, além de super nutritivos e saudáveis, são muito saborosos. Esse tipo de leite está cada dia mais presente no mercado, você pode encontrá-lo, por exemplo, em supermercados e lojinhas de produtos naturais. No entanto, você pode fazer seu próprio leite em casa (que pode ser ainda melhor e mais barato que os industrializados).

Conheça e saiba como preparar logo abaixo, alguns tipos de leites vegetais :


Leite de Coco
Ingredientes:
- Polpa de 1 coco fresco
- 3 copos de água filtrada ou a água do próprio coco

Modo de preparo:
Tire a água do coco, abra ele e coloque por alguns minutos no forno até ele ficar bem rachado. Tire do forno e retire a polpa. Leve a polpa juntamente com a água ao  fogo e assim que começar ferver, desligue. Deixe esfriar. Bata no liquidificador por cerca de 3 minutos. Coe com um voal ou peneira bem fina e esprema bem para retirar todo o líquido. 


Leite de Amendoim
Ingredientes:
-  1 e 1/2 xícaras (de chá) de amendoim cru (com casca)
- 1 litro de água filtrada

Modo de preparo:
Lave os amendoins, usando uma peneira para isso, e coloque-os em uma vasilha; cubra com água e deixe descansando por 12 horas. Escorra e lave. Em uma panela, cubra com água novamente e cozinhe em fogo médio até ferver. Desligue e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos. Em seguida escorra, lave e bata em um liquidificador com 1 litro de água até ficar uniforme. Coe e está pronto!


Leite de Amêndoas
Ingredientes:
- 1 copo (200 ml)  de amêndoas cruas
- 3 copos de água filtrada

Modo de preparo:
Lave as amêndoas e despeje em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por no mínimo 6 horas. Após esse período, escorra a água e retire a casca (se assim preferir, você pode bater com casca também).


Leite de Aveia
Ingredientes:
- 2 xícaras (de chá) de aveia em flocos 
- 3 xícaras (de chá) de água filtrada

Modo de preparo:
Deixe a aveia de molho na água, por no mínimo 1 hora. Depois coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coe e leve a geladeira.
Devido ao amido presente na aveia, esse leite pode ficar meio "gosmento" quando deixado muito tempo em descanso, por isso você pode estar mexendo ele e adicionando mais água para resolver esse "problema".


Dicas:
- Você pode adicionar essência de baunilha ou adoçar o leite de acordo com o seu gosto.
- Adicione mais água, caso você prefira uma leite mais "fino", ou use menos água , se preferir mais concentrado.
- Seu leite pode durar  até 3 ou 4 dias na geladeira, desde que bem fechadinho e em vasilha ou vidro esterilizado.
- Não jogue fora o resíduo do leite, você pode aproveitá-lo em outras receitas como bolos, cookies, tortas...

Estes  são apenas alguns tipos de leite vegetal, há ainda o famoso leite de soja, leite de arroz, leite de castanha, leite de banana e vários outros...  Espero que você gostem, e até a próxima!



4 comentários :

  1. Nossa. Vou testar o leite de aveia, minha nutri tirou o leite de vaca da minha dieta e sinto falta de algum tipo de leite. :-)

    ResponderExcluir
  2. seu layout é mto lindo <3 <3
    adorei seu blog
    mto sucesso pra vc
    bjus
    http://isabellaprovati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir