Dicas: Como Se Organizar e Estudar Melhor

O ano letivo está apenas começando e sempre há aquela vontade que as coisas sejam diferentes "esse ano", não é mesmo? Tirar notas melhores, estar mais focado e se organizar é difícil, mas não impossível! Por isso, no post de hoje, vou dar algumas dicas pra você não fazer feio este ano. Confira e deixe nos comentários as técnicas que você usa também.

Utilize uma agenda.
Anote o que é mais importante (as atividades diárias e extracurriculares também), o que precisa ser melhorado, qual matéria precisa de maior atenção, atividades e trabalhos futuros. É bem mais fácil lembrar de tudo, se manter organizado com uma agenda, além disso você pode também escrever sobre seus projetos e ideias de novos "posts" (no caso das blogueiras). Se usar uma agenda não funciona pra você, que tal usar aqueles calendários grandes que tem espaços para escrever? Vale também ter uma agenda que seja a sua cara e para te animar você pode até tentar decorar sozinha!

Abuse das cores.
Na hora de organizar sua agenda e o seu caderno utilize várias cores: Vale o uso de canetas, marca textos e post-it. Determine prioridades, ou seja, qual cor marcará coisas mais importantes. Você pode também usar cada cor para cada tipo de compromisso no caso das agendas, por exemplo, lazer, trabalho, escola/faculdade e por aí vai! As cores te ajudam a memorizar quando você as associa com determinados assuntos. Sempre comece estudando as matérias que você tem maior dificuldade.

Tenha um local de estudo.
Tenha disciplina, tente estudar em apenas um local e que seja adequado. Parece bobagem mas é importante ter um local calmo, uma cadeira que te deixe com a postura correta, com boa luminosidade e de preferência longe das distrações como celular, televisão e etc. Se você quer mesmo se sair melhor, faça esse esforço. Além de te ajudar a concentrar, sem as distrações você termina de estudar mais rápido também! Aliás, veja o post "Inspiração: Escrivaninhas" para ter ideias de como decorar seu local de estudo da melhor forma pra você se sentir a vontade lá.
Descanse.
Se tiver tempo, separe uns 20 min entre uma matéria e outra. Seja tirar um cochilo, comer alguma coisa ou apenas descansar, mas lembre-se: DISCIPLINA!  Não vá deixar esses 20 minutos se tornarem 30, 40 ou até mais!
Crie metas.
Metas te encorajam e ao atingi-las você sente uma satisfação e orgulho de si mesmo. Mas o mais importante é não pensar demais sobre elas, escreva, tenha foco e faça. Não fique pensando o quanto vai demorar pra cumpri-las ou o quão chato será. Seja objetivo: Tem que fazer? Vá e faça!
"Os vencedores tem metas, os perdedores tem desculpas"

8 comentários :

  1. Vocês estão arrasando cada vez mais nos posts hein? Parabénss, o blog tá mais que lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que achou isso, muito obrigada Irianne! Beijos ;)

      Excluir
  2. A parte do descanso é fundamental. É importante manter a cabeça fresca.
    http://newblackis.blogspot.pt/
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Interessante!
    Gostei das dicas, não sou muito boa com esse "negocio" de agenda, mas vale tentar. praticando em 1,2,3.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Maysa! Usar um calendário grande com espaços pra escrever ajuda também. Cole na parece e fica lindo! Beijos

      Excluir
  4. Muito boas as dicas! Estou atrás de um canto dos estudos no meu quarto.
    Agenda sempre uso e as cores tem que abusar né?
    Bjs


    http://coisasdajuuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ju! Com certeza! Beijos :)

      Excluir